quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Meio campo (Futebol)





Já dizia uma música brasileira que o meio campo é o lugar dos craques que levam a equipa para o ataque.
O meio do campo é onde se concentram mais jogadores em campo, por isso se diz que lá se ganha e perde muitos jogos. Lugar de grandes batalhas pela bola onde só os melhores triunfam!!!
No futebol, o meio-campo reúne jogadores que têm como principal função armar as jogadas de ataque — e/ou desarmar as jogadas de ataque do adversário. Com a evolução do desporto em si, os jogadores tornaram-se mais "especializados". Os trincos fazem uma linha de defesa anterior à dos defesas, desarmando os ataques adversários. Os alas armam as jogadas pelas laterais e os médios centros, pelo centro do campo. Alguns médios centros, pelas suas características individuais, também correm ao ataque e efectuam finalizações e, por isso, às vezes são também chamados "medios-atacantes".
O meio campo vai muito depender do sistema táctico ultilizado( 4-3-3, 4-4-2(losango) 4-4-2, 3-5-2, 5-3-2)
Mas existem 3 medios distintos pelo que jogam e pelo seu trabalho em campo, que são os trincos, o médio centro e o médio lateral.
Trinco
No futebol, é o jogador que faz a ligação entre a defesa e o meio-campo. Normalmente seu trabalho principal é o da marcação, ou seja, retirar a bola do adversário para voltar ao ataque. Os medios com características mais defensivas são chamados de trincos, e podem ser caracterizados como primeiro ou segundo trinco. O primeiro trinco é o homem no meio de campo que mais marca,. Geralmente são jogadores fortes, com forte poder de marcação, que não têm tanta habilidade com a bola nos pés.
Os segundos trincos, assim como os primeiros-trincos, também têm características defensivas. Porém, ao contrário dos outros, são jogadores bem mais leves e hábeis, que iniciam as jogadas após uma roubada de bola. Costumam chegar à frente, ao contrário dos primeiros volantes, por terem bom chute e serem habilidosos.
Há vários tipos de volantes:
Os "destruidores", com pouca técnica, mas com grande habilidade de marcação. Exemplos: Petit(SLB), Makelele(Chelsea) e Vieira(Inter) são alguns exemplos
Os que tem técnica mais apurada, não apenas de marcar, mas também de sair jogando e armar jogadas. Exemplo: João Moutinho(SCP), Tiago(Lyon) e Milton e Rodolfo grandes promesas ao serviço do GDR Bidoeirense!!! Era para meter o Milton dos “Destruidores” mas vou dar lhe moral!!!
Central

Os medios-atacantes são o "cérebro" da equipa, pois são encarregados de criar jogadas de ataque. Devem possuir boa técnica, ter boa visão do jogo, criatividade e passes precisos.A posição central do meio-campo ( MC / MAC ) é tipicamente ocupada pelo distribuidor jogo de ataque, também designado de play maker (construtor de jogo) ou ainda de "número 10", pois por tradição os jogadores que jogam nesta posição detêm o número 10 na camisa. O distribuidor é o responsável por entregar a bola aos avançados e ponta-de-lança, e por isso é fundamental a sua capacidade de drible, de visão de jogo, e de passe. Tambem tem de rematar bem, sobretudo de fora da area. Como por exemplo: Lampard, Ballack, Rui Costa, Lucho e Stephane do Gdr Bidoeirense
Laterais
Cada flanco do meio-campo ( ME e MD ) é a posição que mais área abrange, pois interligam directamente com os defesas laterais e com o trinco, permitindo a progressão lateral do jogo. Assim, os médios laterais percorrem frequentemente cerca de dois terços do campo e constituem uma peça fundamental do jogo ofensivo. Os medios ala tem de ser jogadores rapidos, tem de ter uma grande capacidade de "explosão" e de drible, alem disso tem de cruzar e rematar bem e de forma eficaz. No futebol moderno é necessario que estes jogadores "descem" (recuem) no terreno para ajudar a defender ( como por exemplo : Robben, Quaresma, Wright-Phillips e o David do GDR Bidoeirense.

“O Meio Campo, originalmente, não era tratado como um sector tão importante como o é hoje em dia. Antes da década de 1970, por exemplo, o esquema de jogo mais usado era o "4-2-4", com dois laterais, dois zagueiros, dois "pontas" e dois atacantes, além dos homens de meio. Isso começou a mudar na Copa do Mundo de 1970, quando o técnico brasileiro João Saldanha (que pouco antes da copa foi substituído por Mario Jorge Lobo Zagallo) inventou um novo esquema de jogo, o 4-3-3, em que o ponta-esquerdo Rivellino jogava mais recuado, como um meio-campista. O sistema inovador, com o qual o Brasil foi campeão mundial, rapidamente se tornou o mais usado da época. A partir da década de 1980 surgiu um novo esquema, que extingue as pontas e dá importância fundamental ao meio-campo: o "4-4-2", que orginalmente funcionava com dois volantes e dois meias ofensivos.”
abraços e beijos a todos os que gostam de mim... e os outros tambem merecem :)

3 comentários:

Anônimo disse...

Grande Joel...... És o MAIOR..
Queria antes demais dar-te os parabéns pelo Blog, e aproveito para te mandar um grande abraço, pois sei q esta época, já se passaram coisas q não lembram a ninguém, mas como tu próprio dizes,só os fortes é q vencem...E TU ÉS FORTE....
GRANDE ABRAÇO.

Anônimo disse...

1º comentário....
BY: MILTON ALVES;)

Anônimo disse...

gosto muito da tactica 4-4-4...com esta tactica todas as equipas k a usam devem ganhar...

Stephane