quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Eutanásia!!! Viver ou Morrer...

Este tema surgiu na minha cabeça quando ontem durante o almoço em familia falarmos sobre um caso em italia em que houve morte assistida(eutanasia) e a igreja catolica não permitiu o funeral!!!
Algumas pessoas acham errado matar uma pessoa, mesmo que essa pessoa esteja a passar por um terrível sofrimento e queira morrer por vontade própria.
Independentemente da forma de Eutanásia praticada seja ela legalizada ou não, é considerada como um assunto controverso, existindo sempre prós e contras – teorias eventualmente!!! mutáveis com o tempo e a evolução da sociedade, tendo sempre em conta o valor de uma vida humana.
A eutanásia tem recebido cada vez mais atenção nos dias de hoje, na imprensa, em mesas redondas ou na informal conversa entre amigos. O debate tem levantado aspectos importantes; pessoais, científicos, educacionais, religiosos, sociais e económicos. Esta discussão tornou-se ainda mais presente quando se discute os direitos individuais dos seres organizados em sociedade, e o acto de cidadania permite a exigência de mais direitos.
Para quem argumenta a favor da eutanásia, acredita que esta seja um caminho para evitar a dor e o sofrimento de pessoas em fase terminal ou sem qualidade de vida, um caminho consciente que reflecte uma escolha informada, o término de uma vida em que, quem morre não perde o poder de ser actor e agente digno até ao fim.
São muitos os argumentos “contra” a eutanásia, desde os religiosos, éticos até os políticos e sociais. Do ponto de vista religioso a Eutanásia é tida como uma usurpação do direito à vida humana. Da perspectiva da ética médica, tendo em conta o juramento de Hipócrates, segundo o qual considera a vida como um dom sagrado, sobre a qual o médico não pode ser juiz da vida ou da morte de alguém, a Eutanásia é considerada homicídio.


Eu sou a favor da eutanasia, porque se algum dia passar por isso não quero sofrer nem que sofram por mim!!!

E tu que opinião tens???

Forte abraço e beijos

Um comentário:

Anônimo disse...

Totalmente a favor!!
Para mim, a morte é algo aterrador!Mas pior do que morrer é "sobreviver" num estado vegetativo, sem autonomia para nada e pior do que tudo, sentindo todos os dias a pena daqueles que mais amam apercebendo-se da dor e sofrimento que sentem ao ve-lo naquele estado!
É uma decisão dificil mas que, tomada com consciência deveria ser levada em consideração.
Ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém mas será que as pessoas nestes casos terminais chamam vida àquilo que lhes resta?
Beijinhos campeão