quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Futebol - Guarda redes


Ontem em conversa com o grande GR Faustino foi me pedido pra fazer um artigo sobre GR e os avançados, mas agora vou fazer só sobre a posição mais ingrata no futebol, a no GR!!!
O guarda redes é umas das onze posições numa equipa de futebol. Ele não é melhor que qualquer outro em campo, mas é uma pessoa única e muito especial. os GR são os unicos jogadores em campo a quem é permitido usar as mãos. Para alem disso, o uso da mente e do coração no seu trabalho é indispensavel, as mãos para controlar e para comunicar, a mente para tomar decisões desafiantes e o coração para expressar a sua paixão pela arte de "defender"(esta parte ficou bem ñ ficou!!!)
O principal objectivo de um GR é evitar que a bola entre na baliza, os GR necessitam de ter bom trabalho de pés, balanço, visão, tecnica e mãos fortes. Mas não chega!!! Para ser um "fora de serie", tem de ser capaz de jogar fora da linha da baliza, um GR deve ser capaz de ler atraves das bolas, organizar a sua defesa, tomar decisões rapidas em cruzamentos e desvios (se deve sair ou ñ) e passar bem a bola com as mãos e pés.
O GR sendo a ultima linha de defesa é tambem a primeira linha de ataque, um bom Gr pode ditar o ritmo dum jogo atraves da reposição da bola em jogo, ele pode começar um contra ataque rapido ou ajudar na posse de bola jogando mais curto e de preferencia para os pés.
Nos ultimos anos as regras tem sido alteradas para limitar a intervenção do GR e força-lo a adaptar-se, agora tem que ter uma boa habilidade de campo, bom toque de bola e tambem a aptidão para chutar a bola sob pressão...
Agora alguns nomes de grandes GR mundias:
- Dino Zoff, Harald Schumacher, Gordon Banks, Preud Homme,
Sepp Maier, Taffarel, Yashin, Zubizarreta
-Helton, Ricardo, Vitor Baia, Kahn, Dida, Buffon, Peter Ceh

A nivel regional tambem ha bons valores como: Faustino(Portomonsense) Viseu e Viana(Bidoeirense) :)

Grande abraço

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso amigo, ainda bem que reconheces a responsabilidade de um cargo desses!! falta a comparação com os avançados...por os pratos na balança e ver qual é a mais ingrata, dificil mas a cima de tudo a mais apaixonante...Grande abraço